quinta-feira, 9 de julho de 2015

Carteira de Renda Fixa - 2/2015

E ai pessoal!, tudo certo? Espero que sim!

Como mencionado em um post anterior, tenho um pequeno negócio no segmento de construção e automação industrial. Tenho um cliente que trabalhei durante alguns meses e que não me pagou. Nessa semana fizemos um acordo e receberei cerca de 40k em setembro. Aportarei todo o dinheiro na compra dos títulos de renda fixa.

Pois bem... desde meu ultimo post, notei que eu precisava organizar melhor meus investimentos. Ao longo da última semana visitei alguns blogs, li diversas matérias em sites de finanças, dois livros e vi muita coisa interessante.

Confesso que com as informações que adquiri, tive muitas idéias de como organizar melhor meus investimentos.

Sabendo que o cenário econômico é de juro altíssimo e a maior inflação desde 2003, decidi concentrar todos meus investimos desse ano em renda fixa e uma pequena porcentagem na poupança, pequena mesmo, no máximo 5k para alguma emergência.

Meu objetivo é terminar 2015 com R$60k em Renda Fixa (50% curto prazo e 50% médio/longo prazo) + 5K de reserva de emergência. Se houver algum excedente deixarei na poupança e no início do próximo ano usarei na carteira de Renda Variável.

Vamos a carteira de RF:


A tabela está dividia em duas partes: Curto Prazo e Médio/Longo Prazo.


Carteira de Curto Prazo: 30k

Considero curto prazo um período de 5 anos.
Dividi a carteira de curto prazo em 3 setores (pós fixado, pré fixado e inflação (IPCA)), acho importante essa diversificação para não ficar muito exposto a um determinado índice, afinal pode-se esperar de tudo do nosso governo.

- Reservei 65% da minha carteira de curto prazo para títulos PÓS Fixado, será algo em torno de 19,5k. Pretendo diversificar esses quase 20k em: 50% CDB ou LC com rendimento entre 110% e 120% do CDI, ou outros 50% em LCI ou LCA com o maior rendimento possível, penso em algo próximo a 100% do CDI.

- 10% da carteira de curto prazo reservei pra título pré-fixado, ou seja R$ 3k, comprei em LC da financeira Da Casa, a uma taxa de 15,8%, essa LC vence em 2017, após seu vencimento pretendo comprar uma nova LC com vencimento em 2020.

- Como proteção contra a inflação destinarei 25% da carteira de curto prazo (R$7,5k) para comprar títulos indexados ao IPCA. No momento não realizei a compra desses títulos pois estou juntando um montante na poupança. Pretendo comprar 50% em tesouro direto e 50% em títulos de algum banco.


Carteira de Médio/Longo Prazo: 30k

Os títulos dessa carteira vencerão à partir de 2021.
Também dividi a carteira de médio/longo prazo em 3 setores (pós fixado, pré fixado e inflação (IPCA)).

- Pós fixado: Recentemente comprei R$ 10,5k em Tesouro Selic (antiga LFT) com vencimento para 2021. Os 6k que faltam para fechar esse setor da carteira, estou aguardando lançarem novas LC/CDB/LCA/LCI venc. após 2021.

- Pré fixado: Ainda não existem títulos de bancos privados com vencimento após 2020, por isso se não houver emissão desses títulos até dez/15 devo decidir entre as opções: Tesouro Prefixado 2021 (LTN) +12,72 ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025 (NTNF) +12,64%.

- Inflação (IPCA) R$ 10.500,00: Caso até dez/15 não lancem novas opções devo diversificar 50% em Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ) +6,36% e a outra metade da carteira em Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTNB) +6,29%.

Foi um post longo mas acredito que ficou bem explicado.
E vamo que vamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário