terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Resultado Janeiro 2016

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Demorei mas não falhei...rs

Em janeiro tive uma evolução no patrimônio de 1,01%, acham isso bom? Na verdade não foi, lembrando que não estou considerando a inflação que foi altíssima (IPCA = 1,27%) - maior taxa mensal para janeiro desde 2003 - Para 2016, a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, subiu de 7,56% para 7,61%, o sétimo aumento seguido. Com isso, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas do ano que vem e bem distante do objetivo central de 4,5%.

Não tem jeito, é necessário buscar formas para aumentar a taxa de crescimento do patrimônio, seja criando novas fontes de renda, investimentos mais agressivos (maiores chances de ganhos, maiores riscos), controlando os gastos, etc...
Isso será o tema do novo post que publicarei provavelmente no próximo final de semana.

Em janeiro não fiz aportes pois como a grande maioria dos brasileiros peguei as contas de início de ano. Pelo menos a maior parte foi quitada, com exceção do apartamento e do financiamento da faculdade que pagarei até 2020.

A maior parte dos meus recursos estão em tesouro Selic ou LFT com vencimento em 2021.

O outro titulo do tesouro que possuo é o Tesouro IPCA+ com vencimento para 2035 (não tem juros semestrais). Comprei esse título pensando na aposentadoria, inicialmente eu faria aportes mensais em torno de 100 reais porém erroneamente me desiludi com as rentabilidades e parei de investir. Pretendo voltar já que no longo prazo a rentabilidade deverá ser boa.

Tenho também uma letra de crédito do banco Da Casa com vencimento para a metade de 2017. É um título pré-fixado em 15,8%. Investi um valor baixo para conhecer esse tipo de produto, mas estou gostando, pretendo comprar outra LC após o vencimento dessa.
 
Na poupança tenho uma pequena reserva para futuros investimentos. Utilizarei essa reserva nos aportes de fevereiro.


Finalmente segue o patrimônio total consolidado.

Conforme comentado anteriormente nos próximos dias divulgarei meus investimentos em fevereiro e no que eu devo investir em 2016.

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário